Rumo a Santa Fe, no Novo México. Nem lembro quem indicou isso, mas vamos para la conhecer a cidade! Hahahaha umas 6 horas de Flagstaff para lá, mas isso é tranquilo para quem ja pegou o dobro.

IMG_20141030_142832661

IMG_20141030_142906107

IMG_3912

IMG_3913

IMG_3917

O caminho é novamente sensacional. As paisagens do Arizona e do Novo México são muito diferentes pra gente. É tudo meio desertico com uns montes de pedras altíssimos. Todo o caminho que fizemos tem varias reservas e pequenos vilarejos indígenas. Mojave, Navajo e outros menores. Mas vimos também que ate essa cultura indígena aqui é bem cooptada. A cada 2 km tem umas tendas e casinhas indígenas com o seguinte anuncio: aqui vende-se colares e botas indígenas navajo! A paisagem é linda. Parece que a lua aqui está sempre à vista, mesmo durante o dia, por trás das montanhas bem vermelhas, é uma vista incrível, mas que fica difícil passar em fotos.

Depois de 6 horas na estrada , chegamos em Santa Fe, a capital do Novo Mexico e a mais antiga capital dos EUA. A cidade é bem mais turística do que imaginávamos. O que atrai as pessoas é a arquitetura colonial. Rola uma tentativa de preservar os prédios históricos intactos, em especial no centro histórico da cidade, que é a parte de turismo hard. A arquitetura é bem tradicional dos pueblos indígenas, com influencia também espanhola e mexicana, assim como toda essa parte dos estados unidos que foi “conquistada” após a guerra entre os dois países. Muitos prédios e casas tradicionais de barro e terracota. Muitos museus, galerias de arte, restaurantes caríssimos e lojinhas de artesanato indígena em que você pode adquirir a última moda em bolsas indígenas pela bagatela de no mínimo 100 dólares, assim como botas e roupas de frio a preço de ouro.

IMG_3944

IMG_3945

A cidade é a mais alta dos EUA, são 2000 metros acima do nível do mar. A gente sente o ar rarefeito, as vezes da um mal estar tremendo. Alem disso faz um frio danado. No inverno chega a nevar, mas na maior parte do ano a cidade é extremamente seca.

Chegamos já meio tarde, então demos uma volta no centro histórico, que é bem pequeno e visitamos a Capela do Loretto, famosa pela sua escada milagrosa, da qual não se pode aproximar, e a santa fe plaza, onde fica a catedral. Nessa hora o sol começava a se por e a luz estava muito bonita na praça. So não pudemos aproveitar mais porque o frio também aumentava exponencialmente. Passamos também por diversos museus e galerias de arte.

IMG_3990

IMG_4008

IMG_4015

Depois de devidamente agasalhados, fomos numa cervejaria chamada Draft Station e, sinceramente, esse lugar foi o melhor do passeio pra gente. Tinha uma carta de cervejas muito boa e a primeira pizza que comemos nos EUA que pudemos dizer que estava gostosa. Ainda por cima, essa altitude toda faz a gente ficar doidinha bem mais rápido, por isso tem que prestar atenção.

IMG_4019

Depois de alimentados fomos nos hospedar num hotel mais de boinha, ja que iríamos viajar o dia seguinte inteiro. Mas, como ainda era cedo deu pra ficar um pouquinho na jacuzzi do hotelzinho que, apesar de barato e de não ter nem cafe da manhã , tinha piscina aquecida.

Amanhã é dia de viagem e voltamos pra Austin depois de muitas horas de estrada.